domingo, 12 de setembro de 2010

Seis condenados em caso de pedofilia que chocou Portugal

Um tribunal em Portugal condenou na sexta-feira (03) seis dos sete acusados em um caso de abusos sexuais cometidos contra menores da instituição portuguesa Casa Pia de Lisboa, em um dos casos de maior repercussão da história recente do país. Entre os acusados - que são seis homens e uma mulher - estavam um conhecido apresentador de tevê, Carlos Cruz, e um ex-embaixador de Portugal, Jorge Ritto.

Eles faziam parte de uma rede de pedofilia que abusou sistematicamente de 32 alunos da Casa Pia de Lisboa, uma instituição educativa do Estado para crianças carentes. Os abusos vieram à tona no ano 2002. Ao longo do processo, mais de 800 testemunhas foram ouvidas, entre elas as 32 vítimas, todos ex-alunos da instituição.O ex-motorista e ex-aluno da instituição, Carlos Silvino da Silva, que foi acusado de 634 crimes e considerado culpado por 126 crimes referentes a abusos sexuais, foi sentenciado a 18 anos de prisão.
Manuel José Abrantes, ex-diretor da Casa Pia, foi considerado culpado pela autoria de dois crimes e sentenciado a cinco anos e nove meses de prisão.O apresentador de televisão Carlos Cruz foi considerado culpado de três crimes e condenado a um total de sete anos de prisão.O ex-embaixador Jorge Ritto foi considerado culpado por três crimes e sentenciado a seis anos e oito meses de prisão.João Alberto Dias Ferreira Dinis, que foi médico dos alunos da Casa Pia, foi considerado culpado por quatro crimes e condenado a sete anos de prisão.O advogado Hugo Marçal foi considerado culpado por três crimes e condenado a seis anos e dois meses de prisão.Gertrudes Nunes, acusada de ser a dona de uma das casas onde ocorreram os abusos, foi absolvida de todas as 35 acusações de fomento à prostituição.
As vítimas deram relatos de como eram levadas para porões escuros ou casas isoladas para serem estupradas. Durante o período dos abusos, cerca de 4 mil crianças eram atendidas nas escolas e orfanatos da instituição.
A Justiça de Portugal informou que todas as crianças abusadas sexualmente tinham, na época dos abusos, entre dez e 13 anos de idade. Os réus foram acusados de envolvimento em mais de 900 crimes ligados a abuso sexual e peculato.
Carlos Cruz chegou a ser, nos anos 80 e 90, o apresentador de televisão mais conhecido de Portugal. Todos os réus negaram as acusações, exceto Silvino, que admitiu ter cometido abusos e depôs contra outros acusados.
Espaço Vital

2 comentários:

  1. eu sou portuguesa e neste momento muitos de nós estamos convictos da inocencia do senhor carlos Cruz. nao passa cá para fora mas o processo Casa Pia é apenas uma mentira dos nossos tribunais.

    pessoas inocentes foram condenadas para esconder os verdadeiros pedofilos.Dos condenados apenas Bibi e Ritto são efectivamente pedofilos.

    Sei que é juíza e deixo-lhe aqui não só o link onde poderá ver o Processo,como também um outro onde poderá ver a grande Mentira que querem que o País e o Mundo acreditem.

    o nosso país é governado por gente corrupta,quer nos governos,tribunais,quer na propria PJ atraves do inspector Andre DIAS que forjou e falsificou provas para condenar quem quis ( esta pessoa é sabida ter ligaçoes com trafego de droga e mais).

    http://muimentiroso.blogspot.com/2004/11/as-denncias-do-muito-mentiroso.html

    http://www.processocarloscruz.com/


    Cumprimentos

    Ana

    ResponderExcluir
  2. Ana, bom dia!

    Vou procurar me inteirar do processo para conhecer os meandros da condenação, dentro dos parcos conhecimentos que possuo, ok?

    Um abraço da
    Zane (Roseane)

    ResponderExcluir