quarta-feira, 11 de novembro de 2009

POLICIA E JUSTIÇA ERRAM E ADVOGADO PAGA POR CRIME QUE NÃO EXISTIU

O advogado Aldenor Ferreira da Silva foi condenado a 24 anos de cadeia pelo sequestro, extorsão e assassinato de um homem ocorrido em 22 de julho de 1980, na área rural de Sobradinho (DF). Mas, na tarde de anteontem (09), cinco desembargadores do TJ do Distrito Federal e Territórios reconheceram o erro histórico. Nunca houve tal homicídio.

O homem dado como morto em 1980 tinha sido preso em São Paulo, em 1995. Portanto, estava vivo, 15 anos após ser declarado vítima de homicídio pela Polícia Civil do DF, responsável pelo inquérito que resultou no indiciamento, na condenação e na prisão do acusado. As informações são do Correio Braziliense, em texto do jornalista Renato Alves.

A novela que tem o advogado Aldenor da Silva, 65 anos, como protagonista começou em julho de 1980, quando ele ainda era detetive particular. Aldenor conta que o dono do escritório onde trabalhava o convocou para ir a Anápolis (GO) com um desconhecido. O trio seguiu no carro de Aldenor até a casa de José Augusto da Cruz Lima, acusado de roubar uma Variant II. “Ele concordou em ir a Brasília, mostrar o comprador do veículo”, conta Aldenor. O quarteto chegou à casa de um fazendeiro, na Fercal, em Sobradinho, onde estava o carro.

Segundo o ex-detetive, o fazendeiro concordou em devolver o veículo ao dono, desde que recebesse o dinheiro de volta. José Augusto comprometeu-se a arrumar a quantia e foi, então, levado à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, onde registrou-se ocorrência do roubo da Variant II. Ninguém prendeu José Augusto porque não havia flagrante. Ele responderia ao processo em liberdade.

Um mês depois, Aldenor foi chamado à Delegacia de Homicídios, no DPE. “Um delegado falou-me da morte de José Augusto. Disse-me que eu estava ali como testemunha”, lembra o antigo detetive. O delegado lhe contou que um corpo já em decomposição havia sido encontrado na área rural de Sobradinho. A suposta viúva reconheceu que as roupas do cadáver eram “parecidas” com as que José Augusto vestia momentos antes de ser dado como desaparecido.

Passados 15 anos do suposto crime, um juiz de Sobradinho (DF) condenou Aldenor e o antigo patrão pelo sequestro, extorsão e assassinato de Augusto Lima. Ambos recorreram da decisão em liberdade.

Em 18 de agosto de 2004, já exercendo a Advocacia, Aldenor foi ao DPE acompanhar o depoimento de um cliente. Um policial identificou no computador um mandado de prisão contra o advogado. “Para mim, o processo estava em fase de recurso, no Supremo Tribunal Federal”, alega. Aldenor acabou preso.

O acusado ficou detido por um ano e sete meses, até ganhar liminarmente a liberdade condicional por decisão, em habeas corpus, da 1ª Câmara Criminal do TJ-DFT. Desembargadores se convenceram de possíveis falhas no processo que condenou o ex-detetive particular.

Anteontem julgando o mérido da questão, cinco dos sete desembargadores concluiram que não há dúvida sobre a injustiça contra Aldenor. “Houve um erro judicial lastimável”, afirmou o desembargador Sérgio Rocha, relator do caso.

Além da comprovação de que a suposta vítima estava viva quando a Justiça condenou Aldenor, Sérgio Rocha ressaltou outras falhas: “no processo, não há atestado de óbito nem laudo de exame cadavérico”.

Após cinco votos favoráveis ao acusado, um dos desembargadores pediu prazo para analisar o relatório de Rocha. Ele e o outro colega não duvidavam da ausência de homicídio, mas queriam examinar a acusação de extorsão. A Câmara volta a se reunir no dia 23, quando sai a decisão final.

OAB diz que "erro crasso da Justiça mostra que Brasil não pode aplicar pena de morte"

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, criticou ontem (10), de forma veemente, o que chamou de "erro crasso" do Judiciário do Distrito Federal, que colocou injustamente um advogado na prisão e o condenou a 24 anos de reclusão pela morte de um homem que apareceu vivo após a condenação.

Esse exemplo - segundo Britto - "demonstra cabalmente que não se pode defender a aplicação da pena de morte no Brasil".

O presidente da Ordem disse mais que "colocar um ser humano no sistema carcerário, restringindo o seu direito à liberdade, submetendo-o à humilhação, tendo sido condenado pela morte de uma pessoa que está viva, atesta que a Justiça deste País não está preparada para examinar e aplicar a pena de morte".

O caso, segundo o presidente da OAB, "serve de alerta para mostrar que o Judiciário ainda comete erros graves e que o mesmo se dá quanto ao sistema de investigação, uma vez que, quando da investigação desse homicídio, a polícia afirmou que havia alguém morto".

Para Britto, a partir desse episódio, também se deve intensificar a luta pela melhoria do Judiciário brasileiro, com melhor aparelhamento, mais juízes, mais servidores e mais estrutura de investigação para a Polícia. "Também vamos intensificar a nossa posição contra a pena de morte e contra o endurecimento da pena como única forma de combater crimes", acrescentou.

Leia a íntegra da reportagem, no saite do Correio Braziliense

Leia também na edição de hoje no Espaço Vital

http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=16724&utm_source=PmwebCRM-ESPACOVITAL&utm_medium=Not%c3%adcias%20de%20casos%20judiciais%20-%2011.11.2009

HOMEM ACUSADO DE ADULTÉRIO É APEDREJADO ATÉ MORRER NA SOMÁLIA

(09.11.09)

Um homem de 31 de idade, acusado de adultério foi apedrejado até a morte na sexta-feira (06), no sul da Somália, segundo declarou o grupo islâmico que controla a região.

O grupo Al Shabab confirmou que Abas Hussein Abdirahman foi morto em um frente a uma multidão de 300 pessoas, na cidade portuária de Merka.

A amante de Abdirahman também será apedrejada, mas apenas após ela dar a luz ao bebê gestado na relação adúltera.

O xeque Suldan Aala Mohamed, porta-voz do Al Shabab, disse que o homem confessou o adultério perante uma corte islâmica. Uma testemunha disse que o condenado demorou cerca de sete minutos para morrer.

Foi a terceira vez que uma pessoa morre por apedrejamento, desde o ano passado, na Somália. No mês passado, dois homens foram apedrejados por espionagem. No ano passado, uma garota de 13 anos foi morta por apedrejamento, acusada de adultério.


http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=16699&utm_source=PmwebCRM-ESPACOVITAL&utm_medium=Not%c3%adcias%20de%20casos%20judiciais%20-%2009.11.2009

Como diz a letra de uma certa música: "pare o mundo que eu quero descer", pois quanto mais leio periódicos, internet ou assisto jornais na TV etc...etc...etc.., mais me escandalizo com as notícias que ouvia meus professores contar nos bancos escolares nas aulas de História do antigo Ginásio. E, ainda, inocentes e puros em nossa tenra idade, dizíamos, felizmente essa época das barbáries não existe mais.

Jamais imaginei que passadas décadas depois estaria eu aqui escrevendo o horror, a crueldade que se espalhou pelo Planeta, sequer "sobrando" o Brasil que, parece, se viu contaminado pelas atrocidades cometidas pelos Governos, linchamentos de toda espécie, morais e físicos, crimes por motivos de somenos onde se mata por uma mera discussão de trânsito ou mesmo por uma contrariedade com seu ou sua namoradinha, um incômodo com o barulho do vizinho e mais etc...etc...etc.

E, assim vamos caminhando para um futuro incerto, sombrio, pior, sem esperanças de podermos olhar para nossos filhos e dizer, tudo passou, a paz voltou a reinar - piada, não é? Só se for o título de um filme ou da próxima novela das 8 da globo.

Roseane (Zane)

11-11-09