sábado, 6 de março de 2010

De volta ao País, Hosmany Ramos ficará preso no interior de SP

Cícero Affonso e Chico Siqueira
Direto de Junqueirópolis
O transporte do ex-cirurgião plástico Hosmany Ramos no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, 565 km a oeste de São Paulo, foi muito rápido na manhã deste sábado. Do local, ele foi levado para a penitenciária do município de Junqueirópolis, 638 km a noroeste da capital paulista, onde chegou às 13h10. O ex-cirurgião foi preso na Islândia com o passaporte do irmão.
No dia 26 de fevereiro, o Ministério da Justiça confirmou que a Suprema Corte da Islândia havia autorizado a extradição do ex-cirurgião plástico brasileiro, preso no país desde agosto do ano passado. Hosmany foi condenado a 47 anos de prisão por assassinato, sequestro e roubo e está foragido da Justiça brasileira desde dezembro de 2008.
Escoltado por agentes da Polícia Federal, Hosmany chegou, às 5h51, no Aeroporto Internacional de São Paulo, Cumbica, em Guarulhos, oriundo de Londres em um voo da TAM. Ele permaneceu nas dependências da PF no próprio aeroporto até embarcar em um voo de carreira da empresa Passaredo para ir até Presidente Prudente.
A aeronave taxiou no pátio do aeroporto em Prudente às 11h49. Agentes da Polícia Federal aguardaram o desembarque de todos os passageiros e o preso foi retirado por último da aeronave.
Vestindo roupas pretas com capuz e óculos escuros e barba branca, Hosmany foi retirado alegemado da aeronave e colocado no compartimento de presos de uma viatura da Polícia Federal. Uma segunda viatura, com mais quatro agentes da PF, escoltou o carro que o levava. O comboio seguiu rapidamente pela rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) e em seguida pela Júlio Budiski (SP-501), com destino a penitenciária de Junqueirópolis, onde o ex-cirurgião vai permanecer recolhido.
Prisão
Hosmany foi preso em 1981. Em 2008, o ex-cirurgião foi beneficiado com saída temporária de Natal, mas decidiu não voltar para a prisão. Na época, ele alegou ser inocente e disse que sua condenação foi articulada pelo governo militar. Em janeiro do ano passado, Hosmany lançou uma campanha à Presidência da República, com direito a site na internet.
Mas, segundo a legislação eleitoral, detentos em condenação definitiva não podem se candidatar enquanto a pena não for efetivamente cumprida. O ex-cirurgião havia prometido abrir mão do salário e se tornar o "Nelson Mandela" brasileiro.
Especial para Terra

Casal sul-coreano deixa bebê morrer de fome enquanto cria filha virtual na internet

Um casal sul-coreano "viciado em internet" deixou sua bebê de três meses morrer de inanição enquanto criava uma filha virtual na web, disse a polícia local.
Segundo a agência de notícias oficial Yonhap, o casal alimentava sua bebê prematura apenas uma vez por dia, entre períodos de 12 horas passados em um internet café.
O oficial da polícia Chung Jin-won disse à Yonhap que o casal "perdeu a vontade de viver uma vida normal" depois que os dois perderam seus empregos.
O pai, de 41 anos de idade, e sua mulher, 25 anos, foram presos na cidade de Suweon, ao sul de Seul, no início da semana, cinco meses depois de terem reportado a morte da bebê. Eles estavam foragidos desde a morte da criança.
A autópsia mostrou que sua morte foi provocada por um longo período de desnutrição.
O casal teria ficado obcecado em criar uma menina virtual chamada Anima, no popular jogo Prius Online, disse a polícia nesta sexta-feira.
O jogo permite aos jogadores interagir com Amina e enquanto fazem isso, a ajudam a recuperar sua memória perdida e desenvolver emoções.
Já houve outros casos de morte ligados ao vício em jogos de computadores na Coreia do Sul, onde um jovem morreu supostamente depois de passar cinco dias jogando com apenas pequenos intervalos.
Fonte: O Globo
Click Sergipe

Juiz condena pais por educar filhos em casa

da Folha Online
A Justiça de Timóteo (MG) condenou, em primeira instância, o casal Cleber e Bernadeth Nunes por "abandono intelectual" dos dois filhos, informa Fernanda Bassete em reportagem publicada neste sábado na Folha. Eles educam os filhos em casa há quatro anos, quando tiraram os adolescentes de 15 e 16 anos da escola.
A reportagem informa que o casal é adepto da prática de ensino chamada "homeschooling" (ensino domiciliar), que nos Estados Unidos reúne cerca de 1 milhão de adeptos mas que é proibida no Brasil
Segundo a reportagem, antes de tomar a decisão, o juiz Eduardo Augusto Guastini determinou que os adolescentes fizessem uma prova de conhecimentos gerais elaboradas pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Os irmãos fizeram os exames durante quatro dias e conseguiram notas 68 e 65. O mínimo para aprovação era 60.
Para a família, o resultado prova que os adolescentes não foram abandonados intelectualmente e vai recorrer da decisão.