sábado, 7 de novembro de 2009

NÓS E O FALSO MORALISMO, POR ZANE

A maioria da população tem ideías para melhorar o País, alguns até o Mundo, em geral, sem contar as "pregações", dentre os mais diversos segmentos e classes sociais para "consertar" o outro a seu lado, como assisti, estarrecida, o episódio da Uniban, em que universitários, aqueles que representam o futuro da Nação gritarem palavras de ódio, preconceito, um verdadeiro linchamento moral contra uma estudante que não estava trajando a roupa adequada para os padrões daqueles rapazes e moças, necessitando sair sob forte escolta policial, aquela professor primária que cometeu o "crime" para aquela cidadezinha de dançar numa casa noturna e no dia seguinte se ver expulsa da escola.
Lamentável nosso falso moralismo!

Lembrei-me de algumas passagens bíblicas onde apedrejamentos, enforcamentos, ser queimada oou queimado vivos eram uma constante. Aproveitando, falemos de religiões ou crenças, onde aquela em que se é seguida é a melhor, é a que trará a verdadeira salvação, enquanto as outras são enganações, mentiras, falácias...
A imprensa, muitas vezes, tendenciosa, parte para o ataque, sem parar para pensar se, pelo menos, um décimo do que alí está escrito é verdadeiro, mas o assunto vende, dá mídia, e é isso que o dono do periódico quer, grana em seu bolso.

O Policial não faz ou deixa de fazer o que muitos esperam, está errado, se faz, também está errado, deveria ter feito desse ou daquele jeito. Agora se um deles se desvirtua, toda uma Corporação é culpada, pagará pelo seu ato reprovável, da mesma forma os parlamentares, juízes, promotores, servidores públicos, sem contar o advogado que já chega ao mercado de trabalho com a fama de incompetente, acharcador de clientes; o sindicalista, o motorista de ônibus só fazem greve, não trabalham; a empregada doméstica, a diarista só querem receber no final do mês. E, assim, sucessivamente, não escapando um só profissional em sua área de trabalho que, aos olhos do povo ou de nós mesmos, possui qualidades e atributos...

E, assim, nós temos a solução para tudo, exceto para nós mesmos. Até porque parar e nos analisar pode nos custar uma decepção que não conseguiremos conviver face a tantos desvios de comportamento, caráter ou formação familiar.

Não está na hora, aliás, a hora é agora de pararmos com falsos moralismos e cada um procurar melhorar a si mesmo antes de criticar seu irmão, vizinho, amigo, colega, escola, País e tudo o mais que pensamos entender, conhecer e ser o melhor?

Que tal iniciarmos a "faxina" interior para arrancarmos conceitos arcaicos, substituindo-os pela evangelização, em sentido amplo, no verdadeiro amor à DEUS, ao próximo e respeitarmos o jeito de ser de cada um?
É difícil não é? Mais fácil criticar, bradar, espernear, controlar o outro do que a si mesmo, assim evitamos deparar-mos com nossos próprios defeitos e problemas.

Como canso de repetir estudamos nos bancos escolares e nos horrorizamos quando aprendemos sobre a Era Inquisitorial, esqucendo-nos que estamos fazendo, cada um a seu modo, as mesmas coisas, tomando as mesmas ou piores atitudes, porque hoje contamos com a tecnologia e o progresso tão, pessimamente, usado para servir para benefícios pessoais ou de uma pequena comunidade e que se dane o resto, cada um por si e se puder "passar por cima" do que fará bem, do necessário para ajudar uma parcela maior da sociedade não se interessará por dar muito trabalho, não é mesmo????

Enquanto o respeito, a educação e o falso moralismo continuarem a nos perseguir, a hipocrisia será a nossa marca-registrada e o pedantismo, a arrogância nossas qualidades (?).

Vamos parar por alguns minutos, refletir sobre quem está errado, o cara alí da esquina ou nós que não encaramos nossos próprios medos de olhar no espelho e descobrir nossa própria essência, ou seja, ver alí diante de nossos olhos que nada somos, apenas disfarçamos nossas imperfeições criticando e blasfemando sobre tudo e todos quando, deveríamos ser os primeiros a tentar mudar, a tentar nos corrigir para melhor.

Pense nisso, ainda há tempo!!!

Roseane (Zane)
7-11-2009
Como sempre digo, nada conferi, os pseudo-intelectuais que o façam ou melhor, não leiam...