sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Chibatadas em 19 homens condenados por usarem roupas de mulher

Um tribunal sudanês condenou ontem 19 jovens muçulmanos a 30 chicotadas e uma multa por quebra do Código Moral ao usar roupas femininas e maquiagem, um caso que expõem a polêmica do tratamento da homossexualidade no país africano. O julgamento ocorreu ontem (4).
Muitos dos acusados tentaram esconder seus rostos das cerca de 200 pessoas que assistiram ao julgamento e das chibatadas que foram aplicadas na sequência. Nenhum dos condenados tinha um advogado de defesa ou ao menos chegou a dizer algo em seu favor.
O juiz disse que a polícia invadiu uma festa realizada pelos 19 homens e os encontrou dançando "de uma forma feminina", usando roupas de mulheres e maquiagem. Foi gravado e apreendido um vídeo da festa e uma mulher que estava presente conseguiu fugir.
Os jornais locais informaram que a festa foi realizada para celebrar um casamento entre pessoas do mesmo sexo - cerimônia que não foi citada pelo juiz.
Um advogado presente, que não quis se identificar, disse que seus colegas têm medo de assumir esse tipo de defesa. "Essas pessoas não tiveram a chance de justiça", afirmou ele. "A opinião pública e a mídia pré-julgaram eles e os advogados estavam com muito medo de vir e defendê-los" .
A lei sharia islâmica está arraigada no código legal do Sudão e foi um ponto de atrito em um acordo de paz de 2005, que encerrou mais de duas décadas de guerra civil entre os islâmicos de Cartum e rebeldes da maioria cristã e animista do sul.
O sul foi dispensado de servir seguindo a sharia, mas ela ainda se aplica em Cartum, onde muitos não-muçulmanos vivem. As prisões para mulheres de Cartum estão lotadas de não-muçulmanos do sul condenados por fabricar ou vender álcool.
O Sudão é um país africano, limitado ao norte pelo Egito, a leste pelo Mar Vermelho, ao sul pelo Quénia, Uganda e República Democrática do Congo e a oeste pela República Centro-Africana, Chade e Líbia. A capital é Cartum.
O Sudão é hoje o maior país da África, e está em guerra civil há 46 anos. O conflito entre o governo muçulmano e guerrilheiros não-muçulmanos, baseados no sul do território, revela as realidades culturais opostas da Nação. A guerra e prolongados períodos de seca já deixaram mais de 2 milhões de mortos.
Espaço Vital