quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A TRAJETÓRIA DO MINISTRO TÓFFOLI SE PARECE MUITO COM A MINHA DEVIDO ÀS CRÍTICAS MAIS ABSURDAS PARA EVITAR SUA NOMEAÇÃO, POR ZANE

Desde que a celeuma em torno do nome Toffoli para ocupar a vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal na vaga do, falecido, Doutor Direito, venho observando como nossas trajetórias desse pondo em diante se assemelham, guardadas as devidas proporções, logicamente.

A magistratura, em quase sua totalidade se revoltou e claro, longe dele, seus ouvidos qualquer conhecido e de qualquer órgão midiático (como sói acontecer quando o medo fala mais alto, porém a arrogância precisa ser extravasada) ví estarrecida comentários mais absurdos, despidos de qualquer fundamentação lógica serem explanados, onde se percebia a inveja e o recalque, imbutidos na "fala" dos meus colegas de toga, onde, mesmo sem conhecer e, até então, sequer visto uma fotografia do Toffoli me senti no dever de defendê-lo, não porque sou boazinha, protetora dos fracos e oprimidos que o fiz, mas, justamente por ter, de uma forma ou outra passado por problema semelhante.

Quando estava para ser nomeada juíza militar, através de concurso público, isso nos idos de 1993, tudo e mais um pouco foi dito (pelas minhas costas, obviamente) para que dessem um "jeitinho" disso não acontecer por ser mulher, divorciada e civil, pois, naquele tempo até mesmo os juízes que se diziam civis eram provenientes da polícia militar, onde chegaram até a inventar fatos criminosos a meu marido, à época, por ser oficial do policiamento fardado. Tudo isso com a finalidade de, como disse, essa nomeação não acontecer.

Com o Tóffoli assisti, lí, ouvi verdadeiros disparates como sua idade tenra (oras, para mim essa idade vai até os 5 anos e, pelo que consta o hoje Ministro possui mais de 40 anos), ser petista, advogado do Presidente, inexperiente e outras coisinhas mais, tudo com o único objetivo de descaracterizá-lo para a função. Pensava: ah! como muitos aqui falam, falam e falam por pura vontade de estar no seu lugar e não ter tido a oportunidade...

Numa dessas ocasiões tomei a defesa dele, a ponto de muitos pensarem que fosse sua amiga (a cabeça dos homens, em sentido amplo, é muito pequena, logo pensam algo distorcido da realidade para, mais uma vez, tentar destruir a tese contrária).
Disse, em alto e bom som que o critério de escolha, previsto na Constituição Federal, independente do Quinto Constitucional, também estar embasado, legalmente, era competência do Presidente da República, e contentes ou não o Tóffoli seria nomeado e, dalí em diante queria ver como todos se portariam ou, como sempre, calariam a boca, sendo os primeiros a desculpem-me o termo, puxarem o saco do Ministro.

Não deu outra. O Presidente assinou, Toffoli foi nomeado, todos ficaram silentes, exatamente, como aconteceu comigo quando ví aqueles opositores mais ferrenhos serem os primeiros a virem dar tapinhas nas minhas costas, sorrirem, serem gentis quando sabia o que e quando haviam criticado minha nomeação com os argumentos mais esdrúxulos, mais absurdos e muitas vezes mentirosos.

Ontem aconteceu a primeira decisão dele, baseada na reforma de uma sentença relacionada a furto de cosméticos e, lá se foi, novamente, o Tóffoli para a "boca do sapo" onde os semi-deuses da toga teceram todos os comentários negativos, sarcásticos contra àquele voto...As minhas sentenças fossem qual fosse o resultado, também, sempre davam um jeitinho de criticar, assim como até a roupa que estava usando, mas havia a necessidade mórbida de rebaixar a juíza Roseane.

Ministro Tóffoli, sei que talvez nunca leia esse meu artigo ou sei lá o que é isso, porque vou escrevendo o que me vêm à cabeça, não confiro (até porque sempre digo que não estou concorrendo à Academia Brasileira de Letras ou à maior jurista do Ano), mas segue uma previsão lógica como a matemática, porque, como disse, sua trajetória se inicia semelhante a minha.
Siga em frente, aja de acordo com a Lei e sua Consciência e só. Seja a decisão que der, o voto que proferir receberá críticas das mais vorazes, inclusive, eivada de ironias, porque, a realidade é uma só...quem o faz, com toda a certeza, gostaria de estar em seu lugar, ocupando a cadeira no STF.

Boa sorte e que Deus o ajude a aguentar essas raposas que esperam qualquer fala, ato, escrita para tentar tirar-lhe o equilíbrio. Não desanime, pois só de ter sido nomeado por um Presidente da República para ocupar um dos mais altos cargos do País já é motivo de orgulho e honra que vai dar-lhe forças para enfrentar todos os desafios e "armadilhas" que surgirão em seu caminhar pela magistratura, da mesma forma que enfrentei, hoje lutando para obter a tão esperada Justiça para anular um laudo médico mentiroso, "armado", falacioso, tramado por muitos que, assim como acontece com você queriam meu lugar ou por incomodar demais por ter a corgem de proferir decisõs independentes, sem interferências externas.

Não esmoreça, siga sempre em frente!

Roseane (Zane)
28-10-09

Nenhum comentário:

Postar um comentário