domingo, 22 de novembro de 2009

EXCOMUNGAR? SOBRE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA DA IGREJA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Em certos países, a pena de morte foi adotada com a finalidade de proporcionar a equidade de justiça, mas, devido o homem não ser infalível, seus julgamentos ficam a mercê de erros muitas vezes irreversíveis. Já na Idade Média, mais precisamente até meados do ano de 1.500 (Século XV) a Igreja Romana perseguiu, torturou e matou judeus, mulheres, jovens e crianças, ora através dos tribunais de excessão da Santa Inquisição, ora através dos Templários, seu Exército Sagrado, matando quem discordasse de seus ensinamentos, de seus dogmas. Nem as autoridades que detinham o poder político e governamental escapavam da punição “divina”, e eram excomungadas porque não se podia jogá-las na fogueira inquisitória.
Nestes últimos dias, a palavra excomunhão, que se encontrava adormecida, voltou ao palco da grande mídia pela notícia da menina de 9 anos que foi estuprada e engravidada pelo padrasto. Os médicos que realizaram o aborto na criança detectaram clinicamente que ela não podia ter seus filhos gêmeos por correr sérios riscos de morte, e, para salvá-la, decidiram pelo ato abortivo. Contudo, a Igreja não contou pipoca, reagiu retaliando por excomungar a humilde mãe da menina, de baixa classe social, e ainda os médicos e paramédicos, fato este que levou a maioria da população brasileira e do mundo a protestar contra o padre/arcebispo que os excomungou.
Como vivemos na era da informação, as pessoas estão estarrecidas com o ressurgimento da tal EXCOMUNHÃO na Igreja Católica. Porém, não é de se admirar existir tal “castigo”, uma OUTRA, de novo tipo, aprimorada com o apelido de desassociação na Organização das Testemunhas de Jeová, e esta é muito mais cruel, para quem é desassociado. Como se dá esse processo? Através de comissão judicativa formada por integrantes de um “Corpo de Anciãos”, uma espécie de tribunal jurídico, mas de caráter religioso, que dá o veredicto para expulsar o errante. Bizarro é que aqueles anciãos são os que mais incentivam do púlpito a se praticar a lei do Cristo: “amar ao próximo como a si mesmo e a perdoar os seus inimigos”. (Lucas 10: 27)
Alguns anciãos que faziam parte deste tribunal se dissociaram por considerá-lo inaceitável perante o Deus Todo-Poderoso, Jeová. Quando um irmão é desassociado ou pede dissociação, passa a ser evitado por toda a irmandade e visto como uma pessoa iníqua, e pasmem: todos os seus amigos que cultivou durante 10, 20, 30 ou mais anos, ficam terminantemente proibidos de dirigir-lhe a palavra. Os excessos não param por aí, pois chegam ao cúmulo de restringir as conversas ou qualquer tipo de comunicação, mesmo que seja entre entes queridos, familiares, incluindo pai, mãe e filhos. "Desde que me dissociei (há 22 anos), minha mãe nunca mais falou comigo por eu ser para ela uma mundana. ... Você acredita que na passagem do ano 2000 para 2001, pela primeira vez, a minha mãe me ligou para dizer que queria se despedir de mim porque ela sabia que o Armagedom ia acontecer naqueles dias e eu iria morrer, então ela queria me dizer adeus? Olha, você não pode imaginar como eu sofro com isso: ter minha mãe querida, mas não a ter. Costumo dizer que é uma dor maior do que se minha mãe querida tivesse falecido, afinal, não tenho mais minha mãe..." (M. P. Marques) Fonte: Índice tj. Já os associados, podem enfrentar uma comissão judicativa também, caso persistam em manter contato com desassociados.
Todos sabemos que a maior das torturas que um ser humano pode sofrer não é a física, mas sim a psicológica. Veja, por exemplo, o que disse a psicóloga Scheylla Riedmiller da UFC – Universidade Federal do Ceará: “Eu imaginava que a excomunhão havia acabado junto com a inquisição, qual foi a minha surpresa ao ver que ela continua de forma piorada, em todos os seus aspectos. Para meu espanto numa religião que a admirava - a das Testemunhas de Jeová. A devastação emocional causada nestas pessoas pode levá-las a um estado de desespero mental, e acarretar danos psicológicos, imprevisíveis”.
Quando o filho pródigo decidiu ir embora da casa de seu pai, para viver num país distante, solicitou a sua herança e a esbanjou nos entretenimentos permissivos do mundo. Quando surgiu uma seca naquela região, ele começou a passar fome por não ter dinheiro para comprar alimentos, então caiu em si e retornou à casa de seu pai. Quando vinha chegando às proximidades, ao avistá-lo, seu pai correu ao seu encontro e, amorosamente, lhe abraçou e beijou readmitindo instantaneamente o seu filho querido. Esta parábola se discerne em sentido espiritual. O pai representa Deus, e o filho, um desassociado. Uma pergunta: Você iria a uma casa se as pessoas não falassem com você, vez após vez? Pois saibam que é assim a recepção para um desassociado quando chega ao Salão do Reino das Testemunhas de Jeová. Ninguém olha pra ele e quando olha é com desprezo e desconfiança. Nem mesmo o cumprimentam. Para que ele venha a ser readmitido, terá que passar muito tempo ou anos assistindo as reuniões. Poderíamos nos perguntar: Se Cristo estivesse no Salão do Reino e presenciasse um cenário como este, será que permaneceria calado, ou chamaria a atenção dos anciãos? Que os leitores reflitam (a parábola do filho pródigo, em sua íntegra, está no livro de Lucas: 5: 11-32).
A Bíblia nos proporciona leis específicas para a disciplina, no entanto, é preciso ter cuidado para não abusar da autoridade quando o sentimento alheio está em jogo. A Igreja Católica, por se achar PORTADORA da infalibilidade papal, seus dirigentes se embruteceram e praticaram toda sorte de truculência contra pessoas indefesas, ficando na história como uma alerta para TODAS as religiões.
O presidente dos EUA, Barack Obama, está prestes a criar uma pasta em seu governo para lidar com as religiões organizadas, pelos sérios riscos de sectarismo e de intolerância. Discursando para uma platéia, veja o que ele falou: “A política depende de nossas habilidades de persuadir uns aos outros de objetivos comuns com base em sua realidade comum. Em algum nível fundamental, a religião não permite negociar, é a arte do impossível. Se Deus falou, então se espera que os seguidores vivam de acordo com os editos de Deus, a despeito das conseqüências”. A problemática de se propor algo na religião é porque cada uma acredita na sua interpretação particular do que lê na Bíblia, e muitas vezes textos mal aplicados têm levado a muitos equívocos e a julgamentos injustos. Os tempos são outros. Se no passado não se podia questionar o dogmatismo religioso, agora os próprios governos estão ficando mais intrépidos para questionarem.
Portanto, perante a discriminação que os desassociados estão enfrentando, reivindico a comissão de Direitos da Pessoa Humana da ONU, a propor um ordenamento jurídico para que seja devolvida a dignidade e o tratamento condigno a essas pessoas que foram desassociadas da organização das testemunhas de Jeová; não para cecear direitos religiosos, mas para amenizar a dor emocional que sentem, até porque não se tem notícias de tantos excessos serem praticados em outras religiões. Conclusivamente, eu diria que, se os governantes conseguirem demolir estas coisas entrincheiradas, seria um grande alívio para aqueles que sofrem com a desassociação, e, sobretudo, uma HONRA para O Eterno Deus e Excelso Criador que é o único que conhece as nossas motivações, e tem a AUTORIDADE MÁXIMA para julgar com justiça.

Sebastião Ramos, funcionário público federal, sebastianramos7@gmail.com
Sebastião Ramos
http://www.folhadapraia.com.br/index.php?mod=article&cat=SebastiaoRamos&article=276

23 comentários:

  1. Querida Zane, agradeço imensamente pela vossa atenção e a humildade
    mental que lhe acompanha, sem contar outras qualidades humanistas.
    Desculpe-me, por fazer-lhe mais outras perguntas: No que diz respeito
    a mídia, teria como fazer uma solicitação de pauta para um programa de
    debate? Está disposta a participar conosco sobre o assunto da
    desassociação que ganha espaço, não apenas no Brasil, mas
    internacionalmente? Conhece o meu primeiro texto que publiquei
    denunciando a desassociação da Igreja Testemunhas de Jeová? Segue o
    link do mesmo, publicado na Revista Folha da Praia, Ilhéus BA
    http://www.folhadapraia.com.br/index.php?mod=article&cat=SebastiaoRamos&article=276

    Até breve, se possível.
    Sebastian

    ResponderExcluir
  2. Prezada Roseane,

    Parabéns pelo blog!
    Importantíssimo você ter publicado sobre a desassociação praticada pelas Testemunhas de Jeová (uma clara afronta à Declaração Universal dos Direitos Humanos).

    Sou Testemunha de Jeová, nunca fui desassociado, mas apesar de muitos de nós não concordarmos com alguns ensinos não temos liberdade de expressão, se escrevermos ou mesmo comentarmos algo contrário ao ensino que nos é transmitido pela Torre de Vigia corremos sério risco de sermos também desassociados.

    É uma religião que afeta negativamente a vida de milhares de pessoas ao redor do globo.

    Espero que continue usando a experiência que possui fazendo algo realmente benéfico ao próximo, ou seja contribuindo para que vivamos em uma sociedade cada vez mais humana, fraterna e tolerante.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Roseane,

    Ao ler este seu post, eu foi obrigado à lhe agradecer por ser um post com um excelente conteúdo.Ele só fala a verdade nua e crua.Infelizmente milhares de pessoas a redor do mundo sofrem com esta "lei" absurda praticada pela religião Testemunhas de Jeová.

    Muitos Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Dra. Roseane! O Brasil e o mundo precisam de pessoas assim como a senhora. São ações desse tipo que ajudam a melhorar a qualidade de vida de muita gente.

    ResponderExcluir
  5. Vossa Excelência é uma cidadã investido de autoridade pública com o poder para exercer a atividade jurisdicional, julgando os conflitos de interesse que são submetidas à sua apreciação. Nós precisamos do seu apoio nessa luta,Meritíssima! Muito obrigado por estar conosco nessa luta! Que Jeová a abençoe grandemente!!!!

    ResponderExcluir
  6. Desiludido

    Muito obrigado por abraçar essa causa. Ainda sou Testemunha de Jeová e não posso ao menos comentar dentro de minha própria religião a respeito do nosso descontentamento com as desassocições e muitos outros assuntos. Um simples comentário pode acarretar na nossa própria desassociação o que nos pões afastados de nossa família e amigos. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Sou testemunha de jeová, gosto muito das reuniões e tb dos irmaos, mas realmente não concordo com os métodos usados na desassociação ou disociação. Acho que falar ou não com quem está fora, deveria ser questão de consciencia.
    A minha pelo menos não se sente a vontade, em ter que virar a cara para pessoas que passaram anos junto conosco.
    Espero que um dia as coisas mudem.

    ResponderExcluir
  8. Vossa excelência Zane...como pode perceber as injustiças atingem a muitas pessoas e seu apoio dá uma esperança que nossa justiça possa atuar coibindo tais excessos religiosos que viram discriminação.
    A luta é grande como bem sabe vossa excelência e pessoas de todos tipos e dos mais variados interesses as vezes tentam desfazer esse trabalho e luta, mas quem age com garra e coragem ultrapassa todos as barreiras.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Vossa Excelência veicular essa injustiça! Milhares de brasileiros sofrem essa violência e nunca tiveram seus direitos respeitados. Tantos são os danos emocionais, tantas revoltas reprimidas, amordaçadas. O mau é tanto, que não é de se admirar, que os que sofreram deste, achem que sua voz seja a única, arvorando-se de um sentimento de milhares...
    Espero nossa luta contra a discriminação e pela justiça seja vitoriosa. Que com seu apoio, possamos alcançar o ideal da coexistência.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou mais um caso no interior de Sp, com família destruída, agora já se passaram 1 ano sem poder falar um oi para minha mãe. Espero que a justiça dos homens de boa vontade interfiram nesta indiscriminação.

    ResponderExcluir
  11. Também fui Testemunha de Jeová. Fui criado nesta seita e quando saí todas aquelas pessoas que um dia pareciam "amigas" simplesmente hoje vejo o quão frágil é a suposta amizade existente ali. É tudo baseado em um jogo de interesses. Só são seus amigos enquanto se está nesta seita.

    Mais o pior não é isso, é o prejuízo irreparável causado em relações familiares, visto que seus familiares Testemunhas são fortemente orientados a não lhe dirigir um simples bom dia e a evitar todo contato social contigo a menos que você VOLTE para esta seita "arrependido" de ter saído.

    Putz, como eu ODEIO ESSA SEITA!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns senhora pela grande contribuição feita por meio deste post, apesar de a senhora ser uma magistrada, juiza, gostaria de lhe agradecer como se agradece a uma pessoa de bem, a uma pessoa amiga, pois acredite, os maleficios causados pela sociedade torre de vigia aos que uma vez fizeram parte de seu rol de membros e que hoje são vistos como mortos-vivos, condição essa no qual foram jogados por ela, são enormes, nos mais diversos sentidos, espiritual, social, familia, pessoal. E enfim, quando alguém de fora e em sua posição lança um olhar a esta situação absurda, de fato deve ser considerada uma amiga. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  13. Caríssima Roseane. Fiquei muito feliz em ver que ainda existem pessoas comprometidas com a justiça, principalmente social. Parabéns por tudo isso, por essa luta que jamais será inglória.

    O que a seita das Testemunhas de Jeová pratica chega às raias do insano. Pessoas são excluídas do próprio convívio familiar. Filhos estirpados de seus pais, mães negadas por seus filhos...! E tudo com as bençãos desta seita que se diz o "único canal entre Deus e a humanidade". Fica a pergunta: qual humanidade?

    Nasce, nesta semana, a primeira OSCIP dedicada a excluídos sociais com o foco principal nos excluídos por religiões e seitas radicais, ASPEC ( www.aspec.hd1.com.br ).

    Gostaria de aproveitar e pedir a sua autorização para reproduzirmos, com os devidos créditos, este seu artigo de excelente qualidade, em nosso site.

    Estamos lutando pelos direitos humanos, pelo tratamento igualitário à todas as pessoas dignas.

    Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  14. Ninuém é obrigado a se tornar testemunha de Jeová e antes de tomar essa decisão a pessoa é plenamente informada sobre tudo o que está envolvido, incluíndo a desassociação.

    ResponderExcluir
  15. Risos... como é uma coisa ordinaria a puxação de saco desses apostatas, se fazem de desentendidos pra passar, existem normas que são servem para serem cumpridas. Que dizer se um juiz estupra uma mulher? rouba seu colega de trabalho, mata? Se ele for afastado do seu cargo por cometer um erro crasso significa isso intolerancia do tribunal? Que pai ou mãe não tentaria corrigir seu filho pra que ele não erre no futuro? O mundo ta perdendo o sentido em todo seu contexto. (cabe_jezini@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  16. Para alguem cuja profissão exige a análise do contraditório, a exposição do tema é unilateral indicando a posição de uns e sequer procurando saber a posição oficial da religião em si. Ademais mistura alhos com bugalhos, porque o texto sacro é anterior a igreja católica e sua criminosa prática da inquisição; e o texto sagrado é muito claro quanto ao que fazer quando um cristão participante da denominação em questão, pratica, vou repetir o verbo, pratica o que a bíblia considera como pecado, como por exemplo adultério, fornicação, roubo, etc.

    Se a autora do blog pesquisasse com um mínimo de seriedade poderá verificar que quando o membro da religião citada não se arrepende da prática do pecado é preciso proteger o rebanho do exemplo ruim e a desassociação tem esse fim.

    Quanto a relacionar-se com amigos de 10, 20 anos; que relação poderia haver quando alguem continua a praticar atos que os amigos consideram pecados crassos e não praticam? Ou alguem que se dissocia afirmando não querer mais ser reconhecido como membro da religião por ser falsa, errada, etc? Os amigos fieis são então tão falsos quanto a acusação. Quem a de querer amizade com gente assim? Percebe a incoerência das suas afirmações?

    Quanto a familiares, a instruçao dada a todos é clara, embora as fontes ouvidas obviamente se resguardam de distorce-las. Quando um parente é desassociado pode-se e deve-se manter a comunicação para cuidar dos assuntos familiares comuns a todos mas evita-se tratar de assuntos espirituais.

    Escreva ao escritório da Associação das Testemunhas de Jeová e receberá essa mesma informação.

    É curiosa essa turminha. "...Minha mãe não fala comigo...". Ora se a pessoa está desassociada é porque se mantem no erro cometido e se está dissossiada é porque não deseja ser uma TJ. Isso impede o sujeito de ir visitar a mãe ou telefonar-lhe? Desconheço um único caso que seja de um pai ou mae bater o telefone ou a porta na cara do filho e estou na organização a mais de 23 anos. E que se conste: já passei pela desassociação e esse processo foi importante para saber que estava errado no meu proceder. Não tive problemas nenhum com familiares e os amigos de 10 ou 20 anos, me receberam com amor quando fui readmitido.

    Em tempo: Qual seria a reação de uma empresa de tecnologia se demitisse um funcionário que roubou informações se outro executivo continuasse falando com o demitido sobre assuntos da empresa?

    ResponderExcluir
  17. Realmente é inacreditavel o que as TJs sofrem com isso.... muitas familias são arrebentadas por conta dessa loucura. Muitos sofrem de depressao. Induzir pessoas (sob pena de sofrerem o mesmo) a não falar com pessoas queridas simplesmente porque não querem mais seguir a mesma crença religiosa é talvez pior do que bater em alguém... é violência moral contra todos. Isso precisa ter um fim!

    ResponderExcluir
  18. sou testemunha de Jeová fui restrito não posso comertar na s reuniões em participar em outros previlegios na congregação mais posso pregar mais o interressante que fui julgado e condenado e outro irmão cometeu o mesmo erro continua como o mesmo isso e discriminação na s testemunhas de Jeová

    ResponderExcluir
  19. sou eu novamente 12 de setembro de 2010 09:23,pois gostaria de saber se posso processar os anciões por discriminação Obs... os anciões na a assossiação Torre de vigia pois tenho prova sem minhas mãos e testemunhas posso ou não comentarios por favor de uma pessoa juridica sem mais agradesso

    ResponderExcluir
  20. sou eu novamente meu mal bem-vindodigital@ig.com.br

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Anônimo!

    Se você se sente discriminado pelos chamados anciões pode e deve ingressar em Juízo por danos morais, inclusive requerer indenização pelo sofrimento ou constrangimento que lhe causaram.

    Abraços da
    Zane (Roseane)

    ResponderExcluir
  22. Não sei como chamá-lo, de Bem-vindo???????rss

    Desculpe-me a brincadeira, mas com as sessões que tenho feito de quimioterapia são tão difíceis que preciso sorrir um pouco para amenizar a dor de um câncer.

    Creio que acabei de responder, através do blog a sua mensagem anterior.

    Qualquer coisa volte a me chamar, ok?

    Abraços da
    Zane (Roseane)

    ResponderExcluir
  23. Olá Roseane.
    Que pena que demorei tanto para encontrar esta matéria. Mas, antes tarde que nunca. Primeiramente parabéns pela matéria. Se me permite um pequeno acréscimo, a brutalidade da Organização Testemunhas de Jeová, não causa apenas danos psicológicos, o que por si só, já seria muito grave. Recentemente, uma pessoa acometida de depressão profunda, após ser desassociada suicidou-se. Conheço apenas este caso, e embora acredite que não deva ser o único, ainda que o fosse seria terrivel, uma vida perdida já é demais para ser colocada na conta "da única organização verdadeira".

    ResponderExcluir