sábado, 2 de janeiro de 2010

Equipes de resgate encontram mais corpos em Angra dos Reis

RIO - Mais um corpo foi encontrado na manhã deste sábado, na Enseada do Bananal, em Ilha Grande. Com ele, sobe para 20 o número de mortos no local, onde um deslizamento atingiu a Pousada Sankay e casas vizinhas. Em Angra dos Reis, somando com as vítimas de outro deslizamento, no Morro da Carioca, o número de óbitos já chega a 31. Com isso, já são 52 mortos no Rio, Região Metropolitana e Baixada Fluminense, desde a noite de quarta-feira. Cerca de cem homens, entre funcionários da Defesa Civil, bombeiros e integrantes da Capitania dos Portos, retomaram às 7h deste sábado as buscas pelos desaparecidos no Morro da Carioca. Cães farejadores ajudam na tarefa.
Sete corpos de vítimas do deslizamento já foram reconhecidos por parentes no Instituto Médico-Legal (IML) do Rio. Entre eles, estavam três pessoas de uma mesma família: o casal Marcio Luiz Baccim, de 31 anos, e Cecilia Secco Baccim, de 30 anos, que estava grávida de seis meses, além do filho deles, Giovane Secco Baccim, de apenas 3 anos. Irmão de Marcio, Anderson Baccim foi quem fez o reconhecimento, por volta das 3h30m deste sábado. De acordo com ele, o casal e o filho mortos passaram o Natal em Arujá, São Paulo, e seguiram para festejar o réveillon em Angra, junto com outros 19 amigos.
Cerca de 20 pessoas de Arujá foram ao IML do Rio em busca de informações, e reclamam do atendimento no instituto. Segundo elas, nenhum funcionário foi designado para dar assistência aos parentes das vítimas. O comerciante Pedro Cordeiro chegou de madrugada para tentar acompanhar a chegada dos corpos. Ele - que era amigo da família Baccim - também está em busca de informações sobre sua sobrinha, Emanuela Rodrigues Neto, de 33 anos, que estava hospedada na Pousada Sankay com o noivo Flavio Larine, de 33 anos.
Mais três corpos devem chegar ainda esta manhã ao IML da capital. Os mortos que foram identificados pelos moradores das duas localidades afetadas seguiram para o IML de Angra. Na cidade, as famílias das vítimas estão velando os corpos de seus parentes, no Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas, no Centro. No total, há 12 corpos no colégio, onde os familiares passaram a noite. A previsão é de que o enterro ocorra no Cemitério Belém, às 10h.
O governador Sérgio Cabral deve ir a Ilha Grande ainda na manhã deste sábado para acompanhar o trabalho de resgate. De acordo com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, um estaleiro da região enviará equipamento à Praia do Bananal para auxiliar na retirada dos escombros. O governo federal destinou verba para ajudar as famílias das vítimas. Tuca Jordão, prefeito de Angra, decretou estado de calamidade pública e luto por três dias. Toda a programação do fim de ano, inclusive a tradicional procissão marítima de Angra, foi cancelada, assim como os festejos de 508 anos da cidade, que seriam celebrados no próximo dia 6.
O Globo on line, 2-jan-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário