domingo, 11 de outubro de 2009

“Ministério Público” acata denúncia contra a desassociação das Testemunhas de Jeová! - Sebastião Ramos

Como se sentiria se a partir de amanhã seus amigos cortassem relações com você e não mais lhe cumprimentassem, caso te encontrassem na rua, no trabalho ou em qualquer outro lugar? Com certeza faria o possível para evitar essa situação vexatória. O mais grave seria quando parentes diretos, incluso sua mãe, seu pai, irmãos ou filhos limitassem o contato apenas a assuntos domésticos. Pior ainda se você não tivesse feito absolutamente nada que os prejudicassem. Humilhante, não? Pois é essa a situação de uma pessoa quando é desassociada ou pede dissociação da igreja Testemunhas de Jeová.*

Os cearenses, apesar de ser um povo sofrido, têm mostrado, ao longo da história, que não toleram injustiça. Por esta razão, em março de 2009, foi denunciado a desassociação, da Igreja Testemunhas de Jeová, a partir de um artigo em diversas mídias do Estado e do Brasil, com o tema: Quem Tem Autoridade Para excomungar?, Porém, agora, a denúncia chegou ao “Ministério Público” e foi acatada como uma suposta “discriminação religiosa”. A síntese da denúncia está relacionada com o rompimento de laços entre associados e desassociados e por não haver a liberdade para quem almeja se dissociar da crença.

Em um congresso realizado neste ano, pela referida organização religiosa, foi lançado um livro intitulado: Mantenha-se no Amor de Deus, no qual um tópico salienta como tratar uma pessoa desassociada. De acordo com o que está transcrito: “Não nos associamos com desassociados, quer para atividades espirituais, quer sociais. Um simples “oi” dito a alguém pode ser o primeiro passo para uma conversa ou mesmo para amizade. Queremos dar este primeiro passo com alguém desassociado?” Até o ano de 1980, as pessoas tinham o livre arbítrio para se dissociarem da crença, sem correr nenhum risco de perseguição, no entanto, a partir do ano seguinte, arbitrariamente, as pessoas dissociadas passaram a ser colocadas na mesma categoria das desassociadas, ou seja, os associados não podem mais saudar um amigo com um simples “oi”, para não gerar uma má influência.

A morte civil na Idade Média foi aplicada por muitos anos no Brasil. O réu ficava a sua própria sorte não podendo participar de nenhum ato da sociedade. Mas, será que a morte civil pode ser comparada com a desassociação? Embora eu não seja jurista, em minha humilde compreensão é perfeitamente associável, na medida em que um ser humano é julgado e expulso, por ter cometido um pecado, ou porque deixou de acreditar nos dogmas da religião, passando a ser tratado persecutoriamente, a ponto de não mais ser permitido que lhe seja dirigido nenhum tipo de cumprimento. Entretanto, não significa somente a exclusão de um meio social, mas, a própria morte civil. Para os que perderam entes queridos e amigos que cultivaram durante décadas, o caso pode ser ainda mais grave, acarretando as chamadas doenças sociais, que envolvem as depressões e uso de drogas, entre outras. Perante tanto terrorismo psicológico, seria compreensível que muitos desistam de se dissociarem, como certo jovem relatou: “Desde que deixei de freqüentar as reuniões congregacionais, os anciãos me pressionam a pedir a minha dissociação, e o pior é que a minha própria mãe vem me alertando diariamente que, se eu abandonar a crença, me terá como um deserdado da família, e me colocará para o olho da rua”. Uma pergunta: De quem é a culpa por esta implacável perseguição? Em primeiro lugar recai, sobre a liderança no Brasil reconhecida pela a Associação das Testemunhas Cristãs de Jeová. Em segundo plano, os anciãos congregacionais, consignados, carregam a meia-culpa, pelo fato de serem eles que expulsam o “errante”. Vale lembrar que domingo, 20/09/2009, houve uma manifestação no Rio de Janeiro, em Copacabana, contra intolerâncias religiosas.

Cristo, certa vez, disse aos seus discípulos que enquanto os mestres da lei e os fariseus amarravam cargas pesadas aos ombros dos outros, não estavam dispostos a moverem com um dedo ou fazerem qualquer tipo de sacrifício pelo seu povo. Há quem diga que a desassociação é uma das cargas mais pesadas, pois, todos pagam um preço altíssimo para carregá-la, sejam desassociados, dissociados ou associados. O filme dinamarquês, intitulado To Verdener, Mundos Separados, relata a história real de uma família de testemunhas de Jeová que foi dividida literalmente, pela desassociação.

No decorrer da história, muitos que detiveram o poder em suas mãos, seja de cunho político, filosófico ou religioso, perderam a racionalidade, deixando um triste legado para a humanidade. Um dos reis mais sábios, Salomão, certa vez disse que, durante todo o tempo em que ele viveu debaixo do sol, homem tem dominado homem para seu prejuízo. Infelizmente, embora vivamos no século XXI, essas palavras soam muito mais forte. É preciso que os líderes das testemunhas de Jeová reconheçam que o Deus dos céus continua sendo o Único Legislador e Juiz de toda a terra, e que não transferiu o seu poder para seres humanos imperfeitos julgarem o seu próximo de uma forma tão brutal.

Quanto à investigação processual sobre a desassociação, cuja tramitação já se iniciou no Ministério Público, alguns supõem que é possível, além da presumível “discriminação religiosa”, uma violação da declaração universal sobre diversidade religiosa e direitos humanos, especificamente, no artigo XVIII, pela Igreja Testemunhas de Jeová. É elogiável que a Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Municipal de Fortaleza, e da Assembléia Legislativa do Ceará, comecem a se mobilizar no acompanhamento dos trâmites jurídicos do referido processo. Assim, quem sabe se as entidades representativas dos direitos humanos, em uníssono, com o Ministério Público e a justiça, não venham a constituir um ordenamento jurídico, e, por sua vez, uma jurisprudência para que sejam anistiados todos os que sofrem por conta da desassociação? Uma questão é certa: ninguém discorda que a denúncia é séria e o caso inspira cuidados! Não é por nada que brasileiros e pessoas no mundo inteiro vivem em tratamentos psiquiátricos. Concluindo o assunto, retorno a perguntar: as autoridades estão dispostas a ouvir esta sub-parcela da sociedade que clama por socorro às escondidas?

* Desassociados: pessoas que são expulsas; dissociados: os que saem voluntariamente; associados: são os que permanecem na religião.

(*) Sebastião Ramos é funcionário público federal na UFC – e-mail:
sebastianramos7@gmail.com
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
http://www.roraimaemfoco.com/component/content/10381.html?task=view

18 comentários:

  1. Ivo Pedro Oro salienta:
    “Parece acentuar-se sempre mais a certeza de que já não é possível um povo, ou uma comunidade, portar-se de forma sectária, vivendo entrincheirado nos valores de seu mundo como se fosse o detentor da verdade”.
    Porém, a denominação religiosa chamada “Testemunhas de Jeová” parece estar em plena idade média onde a discriminação, a intolerância e o fundamentalismo religioso fazem parte de seu tratamento a ex adeptos. Quando a pessoa deixa de ser uma “Testemunha de Jeová” as pessoas antes amigas não dirigem mais a palavra e nem sequer o cumprimentam e familiares passam a ter um limite na associação, ou seja, você se torna um estigmatizado ou como preferem chamar de apóstata. É interessante ver como tanto a lei dos homens como a de Deus são esquecidas por essa denominação religiosa, pois já diz a declaração universal do direitos humanos que toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e confirmando isso nos atos dos apóstolos Pedro afirma que Deus não faz acepção de pessoas, mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.

    ResponderExcluir
  2. Além de ser um ato extremamente prejudicial para um adulto, a desassociação é também aplicada a menores!
    Sim, menores são desassociados e expostos a todo o constrangimento que um adulto sofre! É dado um anúncio do púlpito da igreja, informando que o menor "não é mais Testemunha de Jeová", anúncio clássico que se dá em casos de desassociação. A Associação das Testemunhas de Jeová, em uma de suas publicaçoes orienta:
    "Em alguns casos, o parente desassociado talvez faça parte da família imediata e ainda more na mesma casa. A desassociação não põe fim aos laços familiares, por isso as atividades e os tratos normais do dia-a-dia da família podem continuar. Contudo, pelo seu proceder, o desassociado escolheu romper o vínculo espiritual que tinha com a família. Sendo assim, os membros leais da família não podem mais ter associação espiritual com ele. Por exemplo, caso o desassociado esteja presente quando a família se reunir para estudar a Bíblia, ele não deve participar do estudo. Mas, se o desassociado é um filho menor, os pais ainda são os responsáveis pela sua instrução e disciplina. Por isso eles, como pais amorosos, podem dirigir um estudo bíblico com o filho. — Provérbios 6:20-22; 29:17.
    Em outros casos, o parente desassociado talvez não faça parte da família imediata ou seja um membro da família imediata que não mora na mesma casa. Embora em raras ocasiões talvez se precise cuidar de um assunto familiar com um parente desassociado, tal contato deve restringir-se ao mínimo possível. Membros leais de uma família cristã não procuram desculpas para ter tratos com um parente desassociado que não more na mesma casa. Em vez disso, a lealdade a Jeová e à sua organização os faz seguir os princípios bíblicos relacionados com a desassociação. Seu proceder leal visa o bem do desassociado e pode ajudá-lo a se beneficiar da disciplina recebida. — Hebreus 12:11."
    Livro "Mantenha-se no Amor de Deus" Pág. 207-209. Publicado em 2008.
    Logicamente, isso fere frontalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente!
    Espero que os olhos da justiça voltem a atenção contra esse atentado contra aos Direitos Humanos e contra o ECA e acabe com esse desrespeito cometido contra milhares de cidadãos!

    ResponderExcluir
  3. Que seja feita a justiça. Enquanto cruzarmos os braços, seres inocentes e indefesos sofrerão nas mãos daqueles sem sentimentos humanos. Chegou a hora de demonstrarmos que somos humanos lutando por quem sofre injustamente.
    Pedimos justiça.

    ResponderExcluir
  4. Tal atitude é de facto nojenta. Onde se viu pais colocando-se mudos para seus filhos ou vice-versa. Essa atitude tem causado muitos danos psicologicos a pessoas que ainda continuam lá por medo que tal atitude seja reportada nela, um horror...

    ResponderExcluir
  5. ■ PARABÉNS PELA MATÉRIA PUBLICADA! ■ Veja mais de 800 artigos CRÍTICOS sobre as testemunhas de Jeová: http://indicetj.com

    ResponderExcluir
  6. Prezada Dra:

    É com grande decepção que posto esse comentário!

    O artigo escrito pelo senhor SR contém partes de um artigo que escrevi meses atras para o site testemunhasdejeova.forumvila

    O meu artigo fazia um comparativo a morte civil imposta pela remota legislação brasileira( nos tempos das ordenações)e a desassociaçãoimposta pelas testemunhas de jeova nos dias atuais.

    Revoltante saber que o senhor SR assinou a parte do texto como se fosse sua obra quando na verdade ele plagiou o artigo de minha autoria!

    Abraços dra:

    Rossana Mendonça L. de Souza
    Estudante do 3º ano de direito.

    PS: O nome no post sairá como Maria, pois quando iniciei no orkut e comecei a postar nas comunidades de extjs não pude utilizar meu verdadeiro perfil.Aos poucos fui colocando fotos e coloquei meu nome verdadeiro,mas não modifiquei meu orkut.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  7. É uma decepção maior ainda ver tamanha vontade de destruir um trabalho sério por motivos puramente pessoais. Uns trabalham para construir e outras para destruir!
    Essa é que se diz uma dissidente séria, mas fazer o que?

    ResponderExcluir
  8. Apenas para salientar a questão veja um comentário dessa pessoa e percebam porque agora tenta de forma pequena atacar o Sebastião Ramos. Rossana demonstra bem claramente seu destempero e descontrole nesse post:
    "Não vejo a menor necessidade de divulgar esse tipo de material aki!
    Nós não ficamos fazendo propaganda no outro fórum, entao o mínimo de respeito acho coerente!
    Eu não dou a mínima, nem me acrescenta em nada saber o que anda fazendo o Pascoal e sua corja!
    Para mim basta saber do que são capazes!"
    Link do tópico em que tramam derrubar Sebastião:
    http://testemunhasdejeova.forumvila.com/viewtopic.php?f=32&t=890&start=20

    ResponderExcluir
  9. Quais motivos pessoais vc se refere Pascoal?
    Pra mim vc e SR envorganham a dissidencia brasileira.SR plageia na maior cara de pau um artigo MEU, feito com o maior carinho para o forum!
    Enquanto vc na calada da noite faz a leitura de mensagens privadas!
    Isso é crime! Violação de correspondência alheia, assim como plágio!
    E ainda quer vir me acusar de algo?
    Você não tem moral pra isso Pascoal!

    Respeito quem faz dissidencia séria e de forma honesta, como temos tantos,agora veicular um artigo plageando parte dele é demais.
    Sebastiao Ramos errou sim, em nao dar o devidos créditos e deve reparar o erro, colocando os devidos créditos em sua matéria!

    Rossana Mendonça Leite de Souza

    ResponderExcluir
  10. A mania de querer transformar tudo em barraco e baixarias não chegará aqui! Por respeito a juíza que não tem nada a ver com desequilíbrios e rixas pessoais não responderei a nada nesse nível apelativo!

    ResponderExcluir
  11. Sim senhor Pascoal,

    A denúncia foi feita! É só a pessoa analisar e verificar a quem realmente pertence a autoria do texto.

    Isso é fato! Minha materia foi escrita em 28 de maio de 2009, enquanto o senhor Sebastiao Ramos publicou essa em setembro...é só pensar um pouco e verificar que ocorre sim o plágio!

    É direito do lesado exigir a devida reparação, caso não saiba!

    É direito de todo cidadão denunciar um crime!
    O meu compromisso será esse sempre!

    Quer fazer notícia? Faça por suas idéias e quando for utilizar-se do que outros escreveram devemos ter a humildade de dar os devidos créditos ao autor.

    Isso é o mínimo!

    PS: Vários jornais já verificaram minha autoria, seguem os links:
    http://www.jatainews.com/noticias_ver.php?CdNotici=4270
    http://www.jacarezinhonanet.com/?artigo=100
    http://www.agora-to.com.br/mostranoticias.asp?id=10186
    http://www.viamaohoje.com.br/testemunhas-de-jeova-por-rossana-mendonca-l-souza
    http://www.clicnews.com.br/artigos/view.htm?id=102828

    Rossana Mendonça L. Souza

    ResponderExcluir
  12. Rossana que bom ver que sua educação parece ter voltado, bem diferente do tratamento e linguajar usado no orkut para com minha pessoa. Quem sabe o bom senso esteja retornando!
    Por favor um texto feito num fórum sem o menor critério metodológico e sem uma bibliografia e nem ao menos ter sido publicado numa revista científica e com um tema que está na internet com milhares de textos?
    Você criou sozinha o seu texto? Não teve fontes? O assunto não existia? Muito estranho não ver suas fontes bibliográficas. E ainda vem falar de plágio?

    ResponderExcluir
  13. Franscisco Pascoal Junior vulgo Pascoal Naib é a mesma pessoa que deletou centenas de topícos escritos por mais de três anos por ex testemunhas de Jeová.
    Comportamento injustificavel para alguem que agora se acha no direito de criticar a Rossana, vitima de plágio de seu companheiro de golpe Sebastião Ramos.
    Ao Sebastião sugiro que da proxima vez certifique-se com quem anda, antes de se expor publicamente. Espero que seu plagio seja apenas má influencia do que sua indole.

    ResponderExcluir
  14. Francisco Pascoal Junior é também a mesma pessoa responsável por colocar uma ferramenta de espionagem de mensagens privadas no forum ex TJs onde ele espionou diversas mensagens particulares e depois confessou sob pressão seu crime.
    Esta pessoa não tem a menos boa condição moral para falar em ética.

    ResponderExcluir
  15. Ai meu Deus!!!
    Pascoal: certifique-se antes de falar bobagens!
    Com o avanço no direito digital, hj não é necessário que se publique em alguma revista científica, basta a comprovação do escrito!
    Se vc notar a data que foi escrito o artigo verá que foi anterior ao do senhor Sebastião Ramos.
    Dessa forma ficou evidente o plágio!

    Rossana Mendonça L. Souza

    ResponderExcluir
  16. Fortaleza, 30 de Outubro de 2009

    Prezada Meritíssima Juíza, muito boa tarde!

    Recebi a denúncia sobre a suspeita de plágio de minha matéria. Gostaria de informar-lhes que no momento em que escrevi, o assunto da excomunhão em Olinda-Pe estava sendo ventilado por toda a imprensa. Decidi fazer uma pesquisa sobre o assunto em diversos meios, principalmente a internet, para melhor embasar meus argumentos. Segue alguns links, nos quais encontrei material, junto com outros que estavam sendo expostos na mídia, e, é claro, minha própria experiência.
    http://confrariadosbravos.blogspot.com/

    http://gustavomaciel.com/2009/03/06
    http://www.historiadomundo.com.br/curio ... munhao.htm

    http://www.espirito.org.br/portal/artig ... mo-11.html

    http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/0 ... 742965.asp

    Aqui um depoimento do Arnaldo Jabor no Jornal da Globo:

    http://www.youtube.com/watch?v=vt-_tXbIMRg

    Também li dezenas de depoimentos de pessoas que sofreram a mesma excomunhão que eu sofrera. Neste link:

    viewforum.php?f=3

    Assim, como infelizmente é um caso que afeta milhares de pessoas, não me surpreendo que algum trecho possa se assemelhar a outro, no entanto, não passa de uma coincidência. Pessoas que passaram pela mesma experiência, expostas às mesmas informações podem, ter um relato que se assemelhe entre elas.
    Eu não sei se a senhora que alegou plágio registrou sua obra, mas pesquisando sobre esse tema, li o seguinte comentário:
    "Entretanto, é difícil detectar até onde é paráfrase e até onde é criação, uma vez que é comum pessoas, até as que nem se conhecem e nunca leram obra uma da outra, pensarem do mesmo jeito ou de forma parecida e se expressarem de forma diferente. Os plagiadores de plantão não devem ficar muito animados, pois as coincidências têm limites. Tanto é que não são poucos os processos por plágio que são ganhos judicialmente e não são poucos os trabalhos que os professores detectam o plágio de alunos. O fato é que o texto, para um não ser paráfrase, configura uma assinatura de quem escreve. As pessoas que conhecem o autor, ao lerem seu texto, sabem que a idéia é dele, que é o jeito dele de escrever, que o vocabulário usado é de domínio dele, ou seja, um texto mantém relação estreita com seu autor, representa-o.

    A dificuldade maior de estabelecer um critério, nesse sentido, entretanto, é que hoje o acesso à qualquer tipo de informação é facilitado. Uma pessoa pode, facilmente, ler várias obras do mesmo assunto, informar-se a respeito e, depois, redigir seu próprio texto, com suas considerações particulares sobre o assunto, usando seu próprio vocabulário, sem estar, necessariamente, plagiando esse ou aquele autor."

    http://muraldosescritores.ning.com/prof ... s-e-plagio


    Espero ter esclarecido o ocorrido e me ponho a disposição para quaisquer informações neste sentido.

    Atenciosamente,

    Sebastião Ramos

    ResponderExcluir
  17. Prezada Excelência:

    Peço desculpas desde já pelo inconveniente ,mas desde já esclareço:

    O senhor Sebastião Ramos utilizou-se sim de um artigo de minha autoria!

    Isso Sebastião é facilmente comprovado visto que você mandou inclusive email implorando para que eu não te processasse!

    Eu já lhe escrevi e me propus a esquecer tudo caso você veicule corretamente meu nome a parte da matéria que escreveu,mas estou vendo que você não quer.

    Já falei e repito: a matéria foi escrita antes e tenho provas! Já pesquisei e me informei que quando uma matéria é publicada inclusive em fóruns pertence a pessoa que a publicou e depende de autorização bem como os direitos autorais devem ser explicitados na matéria!

    Continuo aguardando sua resposta, pois não quero lhe causar nenhum inconveniente.Espero apenas que admita publicamente que a parte do texto escrita foi escrita por mim!

    Seria muito feio, o senhor como funcionário público receber uma citação para responder por danos, quiçá por contravenção penal por uma coisa que pode ainda ser resolvida administrativamente.

    Sem mais para o momento:

    Rossana Mendonça L. de Souza

    ResponderExcluir
  18. É triste a realidade de um desassociado. A rejeição, a indiferença, o descaso. Esse final de semana mesmo, fui visitar minha mãe. meu irmão e sua esposa não trocaram uma só palavra comigo. Se eu chegasse na sala eles iam para o quarto ou para cozinha, nunca ficavam no mesmo ambiente. E ainda minha mãe disse que eu tenho que respeitar a posição dela. Sinto que perdi minha família, nunca mais terei um mínimo de carinho deles, assim como não tenho desde que ui desassociada. Não me ligam, não querem saber como estou, parece que cultivam um ódio por mim, não sei explicar, é um sentimento muito estranho. Eles fazem com que eu me sinta como se tivesse uma doenaç contagiosa, muito mal mesmo. É incrível que para vc entrar nessa religião te oferecem o céu, mas vc não tem comos air dela dignamente, de cabeça erguida. Poderia ficar o dia inteiro narrando fatos que aconteceram após minha desassociação, mas só para finalizar, vou me casar e minha mãe a meu irmão não virão no meu casamento pois vou me casar com uma pessoa da Igreja Católica. Mas Deus coloca as pessoas certas na nossa vida, estou entrando para uma família maravilhosa, que me acolhe, que me dá o que eu nunca tive nem quando era da "organização".

    ResponderExcluir