domingo, 20 de setembro de 2009

REGIME DE COTAS-EU SOU CONTRA

Eu sou totalmente contra o regime de cotas. O Ministro Joaquim Barbosa não precisou de cotas. Tenho amigos negros, criados em favela que são médicos, advogados ... tudo sem cotas.
Faça um exercício de imaginação: Você tem um filho branco, de olhinhos azuis.
Se sacrificou pagando o melhor ensino pra ele, para que ele tivesse um futuro independente. Aí ele namora uma moça negra. Nada de mais. Os dois vão prestar vestibular juntos. Ele tira uma nota boa não conseguiu a vaga, pois digamos elas eram 40 e ele se classificou em 42º lugar. A namorada tirou uma nota muito inferior - mas conseguiu a vaga por ser negra. Imagine a alegria do seu filho! rss
E eu tenho experiência pessoal no assunto: Como te disse prestei vestibular e passei. Não consegui terminar o 1º ano. A metade do que o professor falava eu não entendia. Isto eu ainda conseguia superar lendo muito, mas existem coisas piores. Você trabalhou o dia inteiro, vai para a faculdade de ônibus. Chega com fome e mau cheirosa. A maioria dos seus coleguinhas sairam da praia e chegam em seus carros e cheirosinhos. Aí te discriminam mesmo. Precisa comprar um livro! O dinheiro não dá. Precisa fazer trabalho em grupo. Você não tem tempo - trabalha! Está com fome. Almoçou meio dia. Não pode fazer um lanche. Vai ficar sem o dinheiro do ônibus. Vai sair as 22 horas e chegar em casa meia noite. Levantar 5 da matina para trabalhar. Se diz ao professor, e isto eu ouvi, que não teve tempo para fazer o trabalho pois o prazo foi pouco, ou chegou atrasado sendo impedida de assistir a aula dele pois o ônibus enguiçou ele te responde que infelizmente isto não é problema dele! E eu era branca! Imagine um negro! Aguentei 10 meses e fui resolver a minha vida de outra forma. E mais: este pessoal, digamos que ultrapassem todos os obstáculos terão vez no mercado de trabalho? Terão que criar cotas também para eles.
Um dos grandes erros é a teoria que todos são iguais. Não são. Mas as classes sociais, na minha pobre opinião claro, não são adversárias - são complementares. Eu não sou mais do que o senhor que varre a minha rua ou que pega o lixo na minha porta. Mas não admito, e já botei muito chefe no lugar, que qualquer pessoa se julgue superior a mim. O Poderoso chefe de uma multinacional não lava a sua camisa nem serve o seu cafezinho nem redige a sua correspondência, Precisa de pessoas que façam isto. Se o lixo não for recolhido na sua rua em menos de 15 dias ele não conseguirá tirar o seu lindo carro da garagem Então a importãncia deles é a mesma. Que seria do engenheiro se não fosse o humilde pedreiro? Luta de classes é absurdo. As pessoas precisam ser valorizadas pelo que são e pelo que fazem. Por isto sempre fui respeitada e querida onde trabalhava. Tratava com a mesma educação meu poderoso chefão e a moça que recolhia o lixo que eu deixava na lixeira da sala. Esta verdade as pessoas não gostam de encarar... RSS

Maria Aparecida Fraga Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário