quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Andinho confessa ser o mandante de ataque a jornal de Campinas (SP)

MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Campinas
Já condenado por crimes como sequestro e homicídio, Wanderson Nilton de Paula Lima, 34, o Andinho, confessou ontem, em audiência na Justiça de Campinas (93 km de SP), ter sido o mandante do ataque contra o grupo RAC (Rede Anhanguera de Comunicação), ocorrido em 21 de janeiro de 2009, quando já estava preso.
Duas granadas foram atiradas contra o prédio do jornal, mas os artefatos não explodiram. A RAC edita os jornais "Correio Popular", "Diário do Povo" e "Notícias Já", entre outras publicações.
Andinho está preso desde 2001 no presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes (589 km de SP). Ele é apontado pela Polícia Civil como um dos principais integrantes da facção criminosa PCC.
Andinho chegou a ser acusado pelo assassinato do prefeito de Campinas Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT, morto em setembro de 2001, mas sempre negou o crime.
No depoimento na 5ª Vara Criminal de Campinas, Andinho confessou que o atentado contra a RAC foi ordenado em represália a uma reportagem sobre sua vida pessoal publicada pela empresa. Nos próximos dias, a Justiça decidirá qual pena será aplicada.
Além de Andinho, são réus a mulher dele, uma advogada e outras cinco pessoas --entre elas, os acusados de arremessar os explosivos.
Na ocasião, imagens do sistema de segurança da empresa flagraram três homens na ação. Eles quebraram uma janela de vidro com um martelo e atiraram a granada. A bomba bateu no vidro, caiu para o lado de fora do prédio e não explodiu.
Os três homens saíram correndo e entraram em um Gol cinza. O esquadrão antibombas do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) precisou ser acionado e o local foi interditado até o artefato ser detonado.
A ANJ (Associação Nacional de Jornais), Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) divulgaram uma nota após o atentado na qual repudiaram o crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário