segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O DIA DA CRIANÇA, POR EDSON CÂMERA, JUIZ

Comemoramos hoje três efemérides (Dia da Criança , Descobrimento da Amárica e NSAparecida – desses , apenas o último enseja o feriado , o segundo é de interesse ianque , restando-nos , por critério de maior importância o primeiro- que não é feriado...Mas não é isso que quero dizer – quero apenas falar desse nosso DIA DA CRIANÇA no qual vemos toda a sociedade se movimentar e reverenciar aqueles que são os olhos do porvir , são , da árvore sagrada a semente , a raiz , os demais elementos, enfim!).

Amanhecemos, todos , pensando na essência do dia , a criança . E nas pessoas grandes que conseguiram continuar crianças e para as quais o Cristo ainda diz (na esperança de que todos sigam sendo crianças e , assim, se possa preservar a paz e elidir a violência que nos circunda) : “deixar vir a mim as criancinhas...) ; e eu completaria “ sejamos todos crianças e sigamos o chamado do Mestre!).

Por cabotino que pareça, quero (agora) falar de mim para seguir falando de todos: apesar das dissidências que o pequeno Edson possa ter tido com sua algo rude mãe, muito de sua sabedoria pode captar para a vida futura, adulta ou mesmo provecta . Principalmente quando ela dizia em suas reprimendas , em suas admoestações : “... quando você tiver 60 ou mais anos será para mim , ainda e enfim , uma criança ...” Grande verdade : teria ela , etariamente, sempre a superioridade numérica de vivencial segundo a qual seria eu diante dela a eterna criança , pronta a reverenciá-la e a ser reverenciado por ela e por todos como a criança que aprendi , naquela lição , a ser e a aplicar , tal lição, aos filhos que a vida me trouxe , hoje crianças grandes.

Por tudo isso , posso vislumbrar em cada criança que cresceu , uma criança ainda , seja uma criança especial... e que todos nós possamos seguir sendo crianças , conscientes e fortes para afrontar o mundo daqueles que insistem em ser “gente grande” para poder plantar a violência e o domínio – do que Deus não se compraz .

Neste Dia de Festa direciono todo o meu carinho às crianças propriamente ditas ( este é o seu dia) e estendo tal carinho aos que , apesar de fisicamente (culturalmente, socialmente, etc) adultos optaram por não deixarem de ser crianças e seguem semeando a Paz e o Amor . Aí repousa a Esperança da Humanidade.

Portanto : às Crianças , e os que se esforçam por ser iguais a elas , FELIZ DIA DAS CRIANÇAS . PARABÉNS a TODOS


Edson Câmera Alves, Juiz Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário